terça-feira, 18 de novembro de 2008

Orkut - Pesquisa sobre as sandálias havaianas nas comunidades do orkut

Uma pesquisa realizada pela Agência Click mostra que diversas empresas já tem comunidades criadas no orkut pelos consumidores. Pelo levantamento, 12 empresas já são o assunto de 1.084 comunidades virtuais. Mais de 3,5 milhões de pessoas falam bem ou mal de seus produtos.
No orkut o consumidor se expressa livremente e de forma honesta e gratuita. Desta forma, a reputação de uma empresa pode se firmar ou até mesmo ser destruída sem ao menos o conhecimento dos donos das empresas.
Por isso as empresas devem observar as comunidades no orkut o que os consumidores pensam sobre seus produtos ou serviços.
As comunidades expõem com clareza pontos positivos e negativos dos produtos. Se as empresas souberem interagir com os usuários das comunidades, sem impor regras, as empresas terão uma grande ferramenta de pesquisa.
As sandálias havaianas são um exemplo de produtos que possuem comunidades no orkut. Algumas comunidades são voltadas para o público que gosta de usar as sandálias, inclusive elas criam enquetes sobre a cor predileta dos usuários, qual das sandálias da moda é a mais bonita, qual modelo elas possuem, etc.
Uma dessas comunidades se chama ‘EU USO HAVAINAS’. Esta comunidade tem mais de 70.000 membros e é formada por jovens de várias faixas etárias e de ambos os sexos.Os usuários classificam as sandálias como bonitas, práticas e confortáveis. As sandálias também são consideradas produtos de alto nível e indispensável para quem gosta de andar na moda. Esta comunidade faz diversas enquetes sobre o produto como: qual sua cor predileta de havaianas? E como resultado a cor branca é eleita com bastante vantagem como a predileta. As enquetes também procuram saber qual modelo de havaianas os usuários têm, qual modelo eles acham mais bonito, etc.
No orkut também tem comunidades que odeiam as sandálias havaianas. Uma dessas comunidades se chama ‘EU ODEIO HAVAIANAS’.
Esta comunidade conta com pouco mais de 1.200 participantes e, segundo ela, havaianas são sandálias de gente pobre e de pessoas mal gosto que não sabem se vestir; inclusive citam no perfil da comunidade que toda pessoa que vai presa tem uma havaianas nos pés, o que caracteriza as pessoas que usam as sandálias como pessoas à margem da sociedade. Com isso conclui-se que, a maioria dos jovens participantes com idade entre 18 e 30 anos são de famílias de classe média e classe média alta, já que atribuem as sandálias à pobreza e marginalidade.
Comparando a pesquisa nas duas comunidades conclui-se que havaianas é um produto de boa aceitação no mercado, apesar de existirem comunidades contra o uso das sandálias, o número de membros das mesmas é bem inferior ao público que usa e gosta das sandálias.

Nenhum comentário: